quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eu tenho, você não tem!

Estive pensando sobre essas ondas tecnológicas, um lançamento atrás do outro, linhas de produtos com as mais diversas funcionalidades... os lares estão virando depósitos de gadgets.

Um aparelhinho faz isso, o outro faz aquilo, este daqui não faz isso, mas aquele faz. Escolher algo para comprar está cada vez mais difícil. Como encontrar algo que realmente seja útil sem ficar logo obsoleto?  É melhor reunir as funcionalidades num só aparelho ou ficar andando com um "cinto de utilidades" com todos os aparelhinhos "necessários"?

É bobagem querer acompanhar os lançamentos e ficar fazendo "upgrade" de aparelhos a cada 3 meses. Estive procurando câmeras digitais e escolher uma é terrível, um tremendo sacrifício mental: você tem de saber bem o que vai fotografar para comprar o tipo de câmera adequada. A minha, por exemplo, só tira fotos de dia. A outra que eu tinha era ótima, mas estragou rapidinho. Uma outra tem muito zoom, a outra tem lentes intercambiáveis, a outra... não é à toa que existem vários sites de comparação de câmeras. E ainda me parece que há consenso sobre a qualidade superior das 35mm analógicas (isso para quem gosta de fotografia como arte, é claro). Mas elas não são digitais... ai!

Daí fui ver se vale mais à pena um ipod nano ou um ipod touch... e me dizem que melhor é o ipad, que tem tela maior para leitura. Mas ele não tem câmera. Alguém me explica por que é que o ipad não vem com câmera? Já me explicaram: eles tinham propósitos educacionais e por isso não colocaram câmeras. ô.Ô E por que cargas d'água câmeras seriam anti-educativas? E se os propósitos eram educacionais, por que não venderam só para escolas e governos, como foi o caso do "laptop de 100 dólares".

Estou só vendo: um monte de gente compra o ipad agora... daí dentro de 6 meses a 1 ano, lançam um que tem câmera. Aí lá vai o povo fazer "upgrade", ou ficar com um aparelho "perto da obsolescência" dentro de casa. Se o iphone que é bem menor tem 3g, wi-fi e câmera, aquele tamanho todo do ipad não é impedimento para colocar uma câmera. E 'todo mundo sabe' que câmeras são importantes hoje em dia. Hoje mesmo um livro me pediu para colocar uma espécie de QR Code na frente da webcam para acessar conteúdo especial no site.

O que me leva a outra pergunta: por quê essa 'tendência' de fazer aparelhos novos com menos recursos que os antigos, hein? Teoricamente as tecnologias já descobertas vão ficando mais baratas...

Acaba que a descoberta de uma tecnologia superior e mais aperfeiçoada não tira as outras do mercado, apenas abaixa seu preço. E como há ainda muita gente que não teve nem acesso àquela tecnologia obsoleta, as tecnologias vão-se dividindo em segmentos... Percebe aí uma mudança de filosofia?

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.macminds.com.br/?p=4131

ipad 2 conm camera...